SÃO JOSÉ DE RIBAMAR/MA

São José de Ribamar, é o terceiro município mais populoso do estado brasileiro do Maranhão. Sua população é de 162.925 mil habitantes segundo censo do IBGE em 2010. Pertence à Região Metropolitana de São Luís. É um dos quatro municípios que integram a Ilha de São Luís. Situada no extremo leste da Ilha, de frente para a Baía de São José, dista cerca de 32 quilômetros do centro da capital maranhense.

O nome da cidade, é em homenagem ao padroeiro do Maranhão. Na cidade de Ribamar encontra-se um dos santuários mais importantes do Norte-Nordeste.

IMG_4836

Tive a oportunidade de conhecer este município levada pelo querido casal de amigos Beti e Carlos que residem em São Luis.

Foi um dia muito agradável , percorrer a cidade e conhecer o modo de vida deste local.

Cidade pequena e charmosa, envolta em lendas e mistérios, a cidade possui uma igrejinha central,com uma estátua de São José do Ribamar padroeiro local e ladeada por  lindas esculturas religiosas .

IMG_4837

IMG_4840

Em São José de Ribamar , vários eventos enriquecem a atividade turística local  Além das festas do calendário cristão, celebra também as festas profanas: carnaval, lava-pratos, festas juninas, lava-boi, quermesse, romaria dos motoqueiros, romaria dos carroceiros, festival do peixe pedra, festival do coco d’água, etc. Em janeiro tem as Festas de Reis e Queimação de Palhinhas. Eita povo festeiro!!

IMG_4845

Muito concorrido por lá também  é o benzimento dos carros, onde se formam filas o dia todo .

IMG_4856

Vale conhecer  a Gruta de Lourdes.

gruta

A Praça da Bíblia.

IMG_4844

O artesanato local.

IMG_4854

IMG_4855

Depois de conhecer a cidade , fui  conhecer  algumas praias , algumas  curiosamente  os carros ficam estacionados a beira da praia ao lado de redes, onde o visitante pode aproveitar e se refrescar o tempo que desejar.

Tudo é muito tranquilo porem  a  infraestrutura deixa a desejar.

IMG_4862

A cidade possui encantadoras praias como a Praia de Banho,  a de Panaquatira, a do Meio, e a  de Araçagy.

REDEDEDED

Não esquecendo ainda  as praias nativas, desertas e paradisíacas como a Praia do Caúra .

praia da caura

A rede hoteleira  bons hotéis oferece  bons hotéis , pousadas e albergues  e também ótimos restaurantes, onde se come bem e com fartura.

O acesso desde São Luís, é feito por estrada de condições regulares, com certeza você irá gostar deste passeio que está a disposição daqueles que curtem beleza e emoção.

AVIAO 2Até a próxima viagem!!

 

REFERÊNCIAS: https://pt.wikipedia.org

More about Isabel Borgert

Uma viajante que resolveu compartilhar os seus destinos preferidos com o mundo

Comments

  1. Responder

    Meu Nordeste <3
    Não conheço o Maranhão (ainda, rs), mas me senti lá com esse seu artigo.
    Mais uma viagem com sucesso. rSRS!
    Parabéns pela belas imagens e grande beijo :*

    1. Responder

      Que bom que gostou Janaina!!
      bjão minha querida.

  2. Responder

    Algumas fotografias como a da Praça da Bíblia e aquela foto com a árvore no centro , da praia da Caúra, me fazem lembrar de algumas paisagens de Israel. Só conheço Israel por fotografia, mas não pude deixar de associar. Parece assim uma coisa meio desértica.

    Eu sou apaixonada por artesanato e a banquinha dos chapéus é muito parecida com a que temos aqui na Praia de Iracema, na feirinha da Beira-mar.

    Gostei de conhecer São José de Ribamar. Muito aconchegante!!
    Bjos!!

    1. Responder

      Dani
      Você falou em Praia de Iracema, me lembrei também que minhas viagens ao nordeste começaram em Fortaleza, fiquei hospedada na praia de Iracema e não me cansava de ir a feirinha toda noite durante dez dias, era uma maravilha.
      Quanto a Israel também é meu sonho conhecer deve ser maravilhoso.
      Bjs querida e boa semana!!

Leave a Reply

Deixe seu comentário