Paço da Liberdade – Curitiba

 

Paço da Liberdade – Curitiba

Curitiba não perde a capacidade de encantar, caminhando por esta cidade você terá a oportunidade de apreciar a conservação estrutural e a arquitetura de alguns patrimônios históricos como o Paço da Liberdade .

Recuperar edifícios históricos “é cultivar o orgulho do nosso antepassado”.

No Paço da Liberdade ,no centro da cidade você poderá compreender o reparo e a reutilização de um edifício antigo na prática.

Sala-do-paço-do-largo Paço da Liberdade - Curitiba

O Paço da Liberdade,  é um edifício histórico inaugurado em fevereiro de 1916, era originariamente a prefeitura de Curitiba.Tombado pelo patrimônio publico, passou  por  uma grande reforma, resultado  de convênio entre a Prefeitura de Curitiba e a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio / SESC).

O espaço embora não muito grande é imponente com suas grandes janelas e uma escadaria em curvas.

20171024_120122 Paço da Liberdade - Curitiba20171024_111106 Paço da Liberdade - Curitiba

A partir de março de 2009,  foi aberto a visitação  e hoje, recebe não só os curitibanos mas um grande numero de turistas do Brasil e do mundo.

Este  espaço que hoje abriga o Sesc/ Paço da Liberdade oferece:

Sala de aula 

A sala de aula é uma extensão da Sala de Atos, onde acontecem eventos para um menor público com a atuação voltada para a formação de agentes culturais, utilizando uma linguagem inovadora e atenta às realidades atuais.

cursos-sesc-paço Paço da Liberdade - Curitiba

Cine Pensamento

Na sala de exibições de filmes, o destaque fica com a programação diferenciada em relação aos cinemas comerciais, e ainda oferece um núcleo de estudos sobre cinema. O principal objetivo é a aproximação da sociedade com as mais variadas formas de expressão artísticas dentro do cinema. O Cine Pensamento, oferece programação constante e abertas a diversas experiências audiovisuais.

AUDITORIO-DO-PAÇO-DO-LARGO Paço da Liberdade - Curitiba

Sala Cândido de Abreu

A revitalização do gabinete do primeiro prefeito e mentor do edifício, Cândido de Abreu, é uma forma de preservar a história do prédio e assim foi recriado como era originalmente. O espaço foi montado com móveis originais e  pertences pessoais de Cândido de Abreu e livros da época.

Livraria

Na livraria , a exposição de um desejo do Sesc: incentivar e valorizar os artistas paranaenses, tendo a preferência por produtos produzidos por eles. Lá você encontra CD’s, livros, publicações independentes e produtos de designers da cidade.

LIVRARIA-DO-LARGO Paço da Liberdade - Curitiba

Café do Paço 

No final da sua visita por este charmoso e histórico espaço , porque não fazer diferente ? Tome um belo café e aproveite para ler as poesias do pacote de poesia que é graciosamente oferecido aos visitantes. 

poesias-sesc-paço Paço da Liberdade - Curitibapacote-poesia-sesc-paço Paço da Liberdade - Curitiba

O café,  oferece aos frequentadores um espaço diferenciado de entretenimento e garante o contato com a programação cultural. Lá os visitantes podem conferir apresentações de pianistas, DJ’s e pocket shows, além de palestras e debates

CAFE-DO-PAÇO2 Paço da Liberdade - Curitiba

O ambiente do café é requintado e agradável , sendo uma opção  para um lanche  agradável .

“Conservar um bem público é mais que um ato moral e social, é questão de respeito!”

Ao escrever este texto , minha intenção foi destacar que não podemos em hipótese alguma escapar do progresso mas podemos recuperar os monumentos e ao mesmo tempo proporcionar benefícios muitas vezes  esquecidos em prol da comunidade.

Venha pra Curitiba e confira !!

Se foi útil pra você deixe seu comentário abaixo.

 

Referencias : https://pt.wikipedia.org

http://www.sescpr.com.br/unidades/sesc-paco-da-liberdade/

Foto de destaque :  Foto Reprodução

 

 

More about Isabel Borgert

Uma viajante que resolveu compartilhar os seus destinos preferidos com o mundo

Comments

  1. Responder

    Amo lugares assim onde podemos viver um pouco da cultura local antiga. O interior do Paço me lembrou muito o Cine Teatro São Luiz aqui de Fortaleza. Visita obrigatória! Bju!

    1. Responder

      Dani
      É verdade viver a cultura antiga e apreciar nossa história não tem preço.
      Bjs e uma ótima semana.

  2. Responder

    Eh verdade, querida Isabel, conservar espacos assim eh respeitar o passado de um lugar, com a visao de futuro, para que outras geracoes saibam de onde vieram e para onde vao. Amo edidicios assim, com passado e ainda muito futuro pela frente! O Paco da Liberdade eh lindo e gostaria muito de visita-lo! Um beijo, querida amiga!
    DenisesPlanet.com

    1. Responder

      Obrigada por seu comentário Denise.
      Bjs

  3. Responder

    Nossa história realmente surpreende , eu não tinha a menor idéia deste lugar.
    Belissimo, quando for a Curitiba quero visitar tambem.
    Abraços

    1. Responder

      Olá
      Muito obrigada por seu comentário.
      Boa semana

Leave a Reply

Comente este post