Novas regras de franquia de bagagem

Novas regras de franquia de bagagem

 

Novas  regras de franquia de bagagem,  foram determinadas  pela  Resolução numero 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil ) ,destacando -se  o que muda sobre a bagagem de mão e a bagagem despachadas em viagens nacionais e internacionais.

Com o  fim da franquia de bagagens , teremos que reavaliar o que podemos e o que não podemos levar em nossa mala de férias .
As franquia de bagagens ,  pode variar de acordo com a classe de rota e cabine. Verifique os regulamentos de bagagem impressos em seu bilhete.

BAGAGEM-ITINERANTE Novas regras de franquia de bagagemMuito me incomoda,  observar o que alguns passageiros levam dentro da cabine, trancando o precioso espaço das bagagens de mão.

Fico imaginando , aquela mala despencando na minha cabeça , caso ocorra algo durante o voo, afinal  tudo é possível .

bagagem-e Novas regras de franquia de bagagemO que muda com as novas regras de franquia de bagagem

A partir de agora ,  com  novas regras de franquia de bagagens,  as companhias  aéreas poderão cobrar uma taxa extra dos passageiros que quiserem despachar suas bagagens.

A resolução nº 400 de 13 de dezembro de 2016 apresenta  40 regras diferentes cujas finalidades a meu ver,  ainda não são muito claras embora os discursos são de que  favorecerão a baixa de preços de passagens e garantirão  alguns direitos dos passageiros tais como: a correção gratuita do nome do passageiro em caso de erro na impressão do bilhete e o direito do consumidor de desistir, sem pagar multas ou taxas, de uma passagem em até 24 horas após a compra. Também se destacam regras melhores  definidas para políticas de reembolso e alteração do horário do voo, overbooking e extravio de bagagens.

As companhias aéreas e agências de viagem devem apresentar, detalhadamente , o valor total do bilhete ( preço da passagem mais as taxas) , antes da compra e informar o cliente sobre sua política de cancelamento. Inclusive as possíveis  escalas , conexão e eventuais trocas de aeroporto durante a viagem .

Extravios e danificação de bagagens

Para extravios de bagagem em voo domestico,  a companhia aérea  terá 7  dias , em voos nacionais e 21 dias em voos internacionais para se posicionar ou arcar com todas as despesas enquanto não solucionar o problema do viajante.

Em caso de dano ou violação da bagagem , o viajante terá sete dias para fazer a reclamação e terá direito de indenização , que deverá ser paga em até sete dias após efetuar  a reclamação.

Bagagem de mão

O limite permitido  pela nova regra de franquia de bagagem , para que todos possam utilizar a franquia ,  é de 10 quilos, sendo possível levar adicionalmente  uma pequena bolsa de mão .Um volume será acondicionado na parte superior da cabine e o outro , sob o assento dianteiro.

BAGAGEM-CABINE Novas regras de franquia de bagagemVocê  certamente,  terá que checar o tamanho de sua mala de mão. Eu já  fiz isso,  providenciando uma mala menor nas especificações exigidas e de quebra apenas uma mochila adquirida nas lojas Cavezzale, do Shopping Curitiba.

mochila-cavezzale-nylon-preto2 Novas regras de franquia de bagagemMOCHILA-CAVEZZALE Novas regras de franquia de bagagemEstas mochilas são leves e  discretas como eu gosto e com um preço bem acessível, com divisões para Notebook, câmera etc.

Gosto de mochila porque nada é mais prazeroso,  do que caminhar  com as mãos livres.

Desta vez tenho como minha aliada uma mala bem leve com um mix de peças bem despojada  pois o meu destino  será um lugar quente com promessa de dias amenos.

Se nossa bagagem não está muito fácil de carregar,o melhor mesmo é aliviar o peso, esvaziar a mala.

Bagagem despachada

Nos voos domésticos e para a América Latina,  os passageiros terão  direito a despachar uma mala de até 23 quilos. Para os voos internacionais, a franquia é  de duas malas de até 32 quilos.

BAGAGEM-DESPACHADA Novas regras de franquia de bagagemA norma não acaba com as franquias de bagagem, mas permitirá que diferentes modelos de negócio (como o das empresas low cost) sejam aplicados no Brasil . Segundo O Globo. a Gol foi a primeira companhia aérea a cobrar cobrar pela bagagem despachada sendo a primeira bagagem mais barata que a segunda e assim por diante,

A Latam confirmou que cobraria R$ 50,00 por mala despachada em voo nacional Para voos na América do Sul, a cobrança só seria feita pela segunda bagagem despachada. Em outros voos internacionais, o despacho será gratuito em até duas malas com o limite de 23 quilos cada. 

A Azul , cobraria R$ 30 por mala despachada e esta estudando  a possibilidade de criar outras tarifas.

A Avianca,  por enquanto decidiu  cobrar taxas dentro dos limites da regra anterior.

Quanto as empresas estrangeiras que operam a partir do Brasil, todas  deverão seguir as orientações da Anac e cada uma decidirá que preço cobrar

Se acaso houver descumprimento das determinações por parte das companhias aéreas,  o viajante poderá entrar em contato com o PROCON. Poderá também , entrar em contato direto com a ANAC ou ligar para o número 163.

Faça suas malas com tranquilidade, observando sempre que cada companhia tem suas políticas referentes a peso e ao que pode ou não ser levado.

Que a nossa bagagem,  possa estar sempre  repleta apenas de virtudes, o bem praticado, afetos conquistados para nossa própria e grande felicidade“.

Fiquem atentos a tudo,  inclusive se houverem novas determinações, façam suas malas e aproveitem esse mundão.

Mais dicas serão sempre muito bem vindas,poderá deixá-las nos comentários abaixo.

 

Fonte: G1 – Anac, Cavezzale

 

.

 

More about Isabel Borgert

Uma viajante que resolveu compartilhar os seus destinos preferidos com o mundo

Comments

  1. Responder

    Querida Isabel, esta sua postagem me ajudou enormemente! Pois eu tive minha bagagem violada e estragada numa viagem ha pouco, de tal forma que roupas estavam caindo da bagagem e o rapaz que foi inspecionar exigiu o que eu nao podia fazer, retirar tudo do lugar, da caixa-mala para “verificar o estrago”, quando estava oooobvio que estava tudo caindo, pela inabilidade deles de entregarem uma bagagem em condicoes. Nao foi a primeira vez, foi a terceira, pela mesma companhia, a KLM. Entao fiquei contente em ler as regras aqui, que tenho ate 7 dias para reclamar do que aconteceu. Inclusive nem abri a bagagem ainda – isto eh, aberta ja estava, mas a companhia seguinte, a Gol, me deu a fita adesiva com logo da Gol para tentar melhorar a situacao. Fiz o que pude para fechar e poder te-la transportada. Mas chega, 3 anos seguidos tendo bagagens destruidas pela KLM, que horror. Porem as regras de bagagem agora sao bastante injustas, pois ja pagamos caro por uma passagem, pq cobrar por despacho de bagagens? Para ter mais uma maneira de esfaquear o cliente 🙁 Um beijo, Isabel, como sempre, ooootima postagem!
    DenisesPlanet.com

    1. Responder

      Olá
      Nossa Denise que absurdo. imagine o sufoco em?
      Eu tenho pavor de ter bagagem extraviada ou danificada.
      Espero que tenha resolvido.
      bjao querida

Leave a Reply

Comente este post