Desenvolvimento Pessoal , uma jornada solitária

 

 

Desenvolvimento Pessoal, uma jornada solitária

Desenvolvimento pessoal , abrange impulsionando o desenvolvimento das habilidades pessoais e dos próprios potenciais, contribuindo com a construção do conhecimento  melhorando a qualidade de vida e contribuindo para a realização de sonhos e aspirações.

No atual estatus do mundo, conhecer-se,  desenvolver-se ou procurar ajuda para entender os “dilemas” da existência é um grande desafio..

Alexandre o Magno,  dizia que conhecer a si mesmo é uma tarefa muito difícil pois incita diretamente a nossa racionalidade. Se  conseguirmos nos conhecer a fundo, saberemos “compreender os outros, a nós e a realidade que nos rodeia”.

Em  um mundo onde até os “amigos” são descartáveis ou  estão em extinção  passamos muito tempo de nossas vidas convivendo com o outro e de certa forma “o nosso autoconhecimento fica relegado a um segundo plano..”

Sem nenhuma ansiedade,  nos últimos meses tenho percebido que sou uma desconhecida para mim mesma. Eu observo  o mundo de um jeito diferente, acredito até que quando você traz para a sua vida algumas mudanças,   você passa também  a observar melhor as coisas a sua volta.

 A maturidade nos leva a perceber que não podemos mudar o outro nem os alguns fatos.Sendo assim mudamos nós todos os dias.

Há um tempo para tudo e esse processo é solitário.

Alguns indivíduos, ou arrisco a dizer que a maioria fogem da solidão , talvez por acharem que a solidão remete a tristeza,  a baixa autoestima e ao sofrimento. E assim fazem de tudo para evita-la.

 

 “ É na solidão que a gente evolui”

 

desenvolvimento-pessoal-uma-jornada-solitaria Desenvolvimento Pessoal , uma jornada solitária

Quando buscamos a solidão não imposta pelo meio e sim por escolha, ela pode nos trazer muitas vantagens e  pode  também contribuir com os nossos processos criativos.

Passo hoje , por momentos em que tenho feito refletido muito e feito uma avaliação rigorosa dos meus atos. E mais do que nunca, tenho estado “diante de mim mesma.”

 DEFRONTAR-SE CONSIGO MESMO

Certa vez li um texto que dizia que se observarmos direitinho, veremos que a pessoa com quem menos nós estamos é conosco mesmo.

Mesmos quem foge dos momentos do silêncio e da solidão terá certamente que entrar em retiro para conhecer – se. Acredito sinceramente que se não nos conectarmos primeiro conosco mesmo , dificilmente nos conectaremos com os outros.

Nos processos de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, não podemos nos distrair com os “ruídos” esternos,  nem se deixar cair em armadilhas Temos que ter metas e propósitos definidos.

POR ONDE COMEÇAR

Comece por aquilo que mais leva você a refletir. No meu caso,  foi a parte espiritual. Comecei minha busca espiritual há muitos anos e não sei exatamente até quando isso vai.

REFORMULE SUA VIDA

No meu processo de transformação ,  percebo que muitas das  pessoas com as quais convivo , não compartilham dos mesmos valores que eu  porem nunca tive medo de rejeição o que não gosto é de exploração.

Questionei todos estes relacionamentos,  confesso que foi  é fácil e fazendo isso,  preenchi com novos aprendizados o  “vazio” que estas pessoas deixaram e  que impediam meu crescimento . E como eu não poderia mudá-las, mudei eu e   fui procurar minha turma..

Reconstrua, mude , seja corajoso , elimine os incômodos,   concerte. Sempre é tempo pois somos seres em transcendência. 

REFLITA

“Nossa vida terrena é apenas um piscar de olhos “.

 

Dizem que só iremos colher o que semearmos, então devemos estar atentos ao que estamos a fazer.

SAIA DA ROTINA

Muitos de nós,  se esconde atrás da rotina para não correr riscos e para não assumir determinadas responsabilidades . Faça diferente, percorra outros caminhos, aventure-se sempre, não tenha medo.Se algo der errado retroceda.

INSPIRE -SE 

A  inspiração  pode vir de  qualquer lugar., acredite!

DEDIQUE MAIS TEMPO A SI MESMO

Administre adequadamente seu tempo e afaste-se de buscas onde o ego é o personagem principal.

SE PRESERVE, SE PERMITA.

Não deixe que o outro o invada e evite o “sentir” demasiado.

GERENCIE SEUS PENSAMENTOS

Augusto Cury , nos aconselha a ter uma mente relaxada e não gravitar em torno de problemas do  passado nem do futuro.

Administre suas emoções, pois muitas vezes reproduzimos comportamentos que reprovamos.

MEU EGO

Em um mundo de “apelos fáceis” e ostentação, não se deixe seduzir e nem dependa de nada disso. Isso é passageiro,  inclusive nós.

RELACIONE-SE COM PESSOAS SAUDÁVEIS  

As relações devem ser dignas,  não fique na condição vulnerável de ser usado pelos outros.A  medida que você for expandindo sua consciência irá se afastando destas pessoas naturalmente.

PRATIQUE A ARTE DE OUVIR E DIALOGAR

 “Ouvir é um ato de amor. ” Ouça com o corpo interior e aperfeiçoe a cada dia  a sua capacidade de escuta.

Use a palavra sempre como elemento de troca, “dialogar é uma ferramenta poderosa“. Não seja adversário de ninguém , nem dono da verdade.

EMPREENDA

Descubram quais são seus interesses e empreenda. Os resultados serão proporcionais ao seu esforço.

Adquira novos conhecimentos, pois aprender não é um investimento temporário, é pra toda a vida. Poucos de nós recebemos orientações de como agir em muitas situações de nossas vidas  e  poucos são os que se interessam em  transitar por esses caminhos.

O objetivo deste texto é levar você a optar  por novas descobertas e conduzi-lo a  outros caminhos e momentos de paz .

Conscientes de nossas necessidades, tenhamos sempre a certeza de que enquanto vivermos  evoluiremos sempre e nunca estivemos ou estaremos sozinhos .

Se foi útil pra você deixe seu comentário abaixo.

Até o próximo post.

LUZ-E-AMOR Desenvolvimento Pessoal , uma jornada solitária

More about Isabel Borgert

Uma viajante que resolveu compartilhar os seus destinos preferidos com o mundo

Comments

  1. Responder

    Isa, esse post é um verdadeiro bálsamo! Também estou num processo de revisão de valores e de tentar manter a mente saudável mesmo quando as pessoas ao meu redor tentam tirar a minha paz.
    Tenho praticado muito a arte de ouvir, nós aprendemos muito quando resolvemos deixar e ser o centro. Eu tenho aprendido muito, graças a Deus.
    Quanto ao empreender, amo essa palavra. Deus nos deu uma vida e nos conferiu alguns de seus atributos, como a capacidade de criar coisas. Acho que devemos no esforçar em criar, aprender e sermos mais úteis . preciso dizer que novo que amei esse post! Grande abraço!

    1. Responder

      Daniele
      Um dia a gente aprende não é?O processo é doloroso mas possível.
      Bjs e uma ótima sexta- feira.

  2. Responder

    Olá
    Muito bom seu post , parece que foi pra mim.Tenho enfrentado situações semelhantes também.
    Não é fácil mas como você diz nunca é tarde para aprender mas gostaria muito que as pessoas fossem melhores.
    Abraços bom dia pra você.
    Cintia

  3. Responder

    Bom dia
    Como disse sua leitora isto é pra lá de balsamo, isso é vida.Parabens pelo post , é muito bom saber que alguem se preocupa em mudar.
    Na atualidade quase ninguem liga pra isso as pessoas vivem no imediatismo.
    Abraços

    1. Responder

      Olá Elisa
      Muito obrigada pelo comentário elogioso,
      Gratidão

  4. Responder

    Querida amiga, este post eu nao sei porque nao vi antes, pois eh do dia 13 e estamos no dia 19 – teria sido excelente ve-lo antes, mas sempre eh tempo e eu amei o seu post. Eh verdade, eu concordo com vc. Divergencia de opinioes nao eh problema, como vc disse, a exploracao eh. A gente se depara com cada pessoa na nossa vida, mesmo na familia. Palavras que as vezes machucam e a gente tem sim que se proteger, se amar, passar tmpo consigo mesma. Muito obrigada por este post, querida amiga, amei cada pedaco dele! Um maravilhoso Natal, com amor e familia! Um beijo!
    DenisesPlanet.com

  5. Responder

    Olá
    Que lindo seu post é verdade devemos descobrir coisas e relevar muito nesta vida pois tudo é tão passageiro não é?
    Não vi seu post antes pois estava com problemas de conexão.
    Desejo a você um ano de grandes conquistas .
    Grande abraço e felicidades.
    Gil

    1. Responder

      Muito obrigada Gil desejo um excelente 2018 tambem.

Leave a Reply

Comente este post