Como ser um viajante equilibrado:Tudo o que você precisa saber

 

Como ser um viajante equilibrado:Tudo o que você precisa saber

 

Como ser um viajante equilibrado? Você já se perguntou sobre isso?Comumente, pensamos que seja alguém indiferente ao que possa acontecer em uma viagem. Porém, isso nada mais é do que um ideal abstrato e até pouco real.

Em nossa sociedade atual,temos que  ser literalmente  viajantes equilibrados pois não são raras as vezes que temos que agir e reagir, frente à determinadas e inesperadas situações. Na verdade, podemos dizer que um viajante equilibrado deve agir como quem viaja com uma criança, “você não deve coloca-la para dirigir o carro, nem deve leva-la no porta – malas.”

Pensando em todas essas questões, resolvi elaborar  alguns passos que certamente irão ajuda-lo. Vamos lá então!

1-Escolha um destino, seja dentro ou fora do seu país, pense bem onde está indo e o que vai fazer lá mas não despreze seu país em detrimento de outro país, pois cada lugar é um mundo a ser explorado e merece nosso mais profundo respeito.

destino Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

2-Em viagem planeje seu dia, mas deixe sempre um espaço para o improvável, já que está viajando, usufrua afinal nada é de graça.

3-Anote tudo, sempre refaça sua agenda e rompa com a rotina.Se nos aventurarmos pelo s caminhos da rotina, não nos ariscaremos e consequentemente perderemos todo o sentimento da beleza , do ideal, dos estímulos e da alegria de viver.

ANOTACOES-MANUAL-DO-VIAJANTE-EQUILIBRADO Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

4-Não viaje para fugir dos problemas, pois “podemos fugir do mundo, nunca de nós mesmos.” Se temos problemas não nos assustemos, não somos nossos problemas, apenas transitamos por eles temporariamente.

5-Quando visitar países que praticam outras religiões respeite-as pois somos todos iguais, somos humanos.

MANUAL-DO-VIAJANTE-EQUILIBRADO Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

6-Não aja destrutivamente, não polua por onde passar. “Estamos aqui na Terra para viver bem e devemos ajudar o mundo no seu progresso.”Lembre-se de que nossas ações produzem impacto no mundo.

7-Quando viajar em grupos, seja você mesmo, não finja ser quem você não é e não se coloque acima nem abaixo dos outros. Se algo o desagradar afaste-se, mas respeite os limites e os conflitos dos outros.

8-Nas longas esperas das conexões leia um livro, ouça música, observe o entorno. Não fique ansioso, a ansiedade traz desarmonia e insegurança ao nosso organismo e não podemos controlar todas as situações da vida.

CONEXOES-MAISQUEUMAVIAJANTE Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

9-Não vá aonde todo mundo vai, procure os lugares menos óbvios afinal até as cidades pequenas tem seus encantos.

10-Pesquise preços de passagens e hospedagem antecipadamente, se você como eu, não é da categoria que gosta de sair esbanjando dinheiro por ai, combine seus interesses com boas ofertas.

PESQUISE-MANUAL-DO-VIAJANTE-EQUILIBRADO Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

11-Não discrimine outras culturas, pois temos diferenças culturais e toda discriminação é desumana.Vamos esquecer o preconceito e a discriminação e vamos evoluir.

12-Em situações inusitadas procure manter a calma, pois reagindo sem qualquer lucidez nos momentos de tensão, estará sujeito a  reagir sem pensar e ter arrependimentos posteriores.

13-Em ônibus ou avião, não importune seu companheiro de viagem. Utilize a ferramenta do silêncio. Sugiro também viajar pelas paginas de um bom livro.

Em minha ultima viagem, aproveitei para ler Amores Hostis de autoria de Virginia Kleemann.

AMORES-HOSTIS3 Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

14-Nos momentos livres de sua viagem, desvende as coisas belas do entorno, aprecie a brisa no rosto, o balançar das folhas. Enxergue o que as imagens não revelam. Transforme cada momento em um momento mágico.

15-Quando visitar museus, penetre nos traços de uma pintura ou nas formas de uma escultura. Contemple calmamente,  treine sua sensibilidade.

MUSEU-MANUAL-DO-VIAJANTE-EQUILIBRADO Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

16-Não aja como um adolescente, não abarrote suas bagagens com compras inúteis. Vivemos em uma sociedade consumista onde as experiências são rápidas e fugazes.

17-Faça relatórios das coisas belas ao seu redor, veja os detalhes, os estilos das coisas e os comportamentos das pessoas.

18-Na Natureza conecte-se a ela, somos energia e nada é melhor do que isso refine seu prazer..

CONTEMPLAR-MANUAL-DO-VIAJANTE-EQUILIBRADO Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

19-Aventure-se,  faça de sua viagem uma grande aventura. Se abra para as novas possibilidades e surpreenda a si mesmo fazendo o que lhe dá prazer, ande por lugares diferentes, cumprimente as pessoas no seu hotel, na rua ou ao seu redor.

CUMPRIMENTAR-MANUAL-DO-VIAJANTE-EQUILIBRADO Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

20-Durma, não em demasia mas o suficiente para levantar com motivação e com energia que serão necessárias para ter um dia agradável.Se for pra dormir não viaje, fique em casa.

21-Em viagem, esqueça um pouco a TV, a internet e as mídias sociais, administre o tempo dedicado a essas práticas. Fuja de excessos.

internet-3563638__340-MANUAL-DOVIAJANTE-EQUILIBRADO Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

22-Se for possível ande a pé, utilize o transporte publico local, isso fará com que conheça melhor onde escolheu conhecer.

CAMINHAR-MAISQUEUMAVIAJANTE Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

23-Se já tiver certa idade, nunca pense que está velho demais para viajar seja acompanhado ou sozinho. Pense como os jovens, você pode tudo. Augusto Cury, diz que no campo das emoções nós nunca envelheceremos.

24- Muitas pessoas ficam tristes ao termino de uma viagem que foi muito prazerosa, lembre-se que terá muitos caminhos ainda para percorrer outras viagens tão boas quanto virão com certeza.

MANUAL-DO-VIAJANTE-EQUILIBRADO-MAISQUEUMAVIAJANTE Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

25 – Se você tem problemas com organização faça um check list e organize  tudo em cases ou sacos. Poderá encontrar este produto ,aqui.

Kit-Saco-para-Viagem-–-Secalux1 Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

26-Diz o ditado que seguro morreu de velho. Se você viaja sem seguro , aconselhamos pensar a respeito. Imagine se sua viagem for cancelada inesperadamente, se houver uma emergência médica ou se você está transportando algo valioso. Se você respondeu afirmativamente a alguns desses itens, recomendamos sempre viajar com um seguro viagem. Todos os meus seguros faço com  a Spazio Corretora de Seguros, saiba mais clicando aqui.

seguro-maisqueumaviajante Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

27- Para finalizar, um item importantíssimo que irá facilitar muito sua vida antes de embarcar  e não hora do seu retorno para que não esqueça nada.

checklist-maisqueumaviajante Como ser um viajante equilibrado:Tudo o  que você precisa saber

 “Se causamos desequilíbrio no Universo, devemos restabelecer o equilíbrio original, reparando as consequências”.

Viajar, conhecer  novas culturas, nos leva a ver o mundo de outra maneira. As experiências e habilidades que você ganha quando viaja lhe dão benefícios para toda a vida. Se nos exercitarmos, poderemos nos tornar viajantes mais equilibrados.

Espero que este post tenha sido útil pra você.

Até o próximo post.

 

 

 

More about Isabel

Eu sou Isabel Professora de Educação Especial, comecei este blog para mostrar para você que é possível viajar independente, conhecer lugares menos óbvios, independente de sua condição financeira. Ao longo do meu caminho já visitei lugares incríveis e pretendo compartilhar algumas dicas que você poderá usar de maneira bem inteligente.

Comments

  1. Responder

    Ótimas e necessárias dicas. Me sentindo feliz por meu livro viajar em tão boa companhia.

    1. Responder

      Querida Virginia Kleemann muito obrigada por seu gentil comentário.
      Grande abraço e boa semana.

  2. Responder

    Ótimo post Isa, fez-me refletir muito sobre o processo todo de viajar, desde à preparação até o final dela. Coisas que eu não fazia: seguro viagem, vou passar a considerar agora.

    Gostei muito da parte: “Não aja como um adolescente, não abarrote suas bagagens com compras inúteis. Vivemos em uma sociedade consumista onde as experiências são rápidas e fugazes”.
    Você está mais que certa, aproveitar a viagem é explorar o local, a cultura, a gastronomia e com você mesma me disse outra vez, quando foi ao Egito, quase não se vê coisas artesanais para vender, genuínas do local, a maioria vem da China. Então acredito que trazer um ou dois artefatos que simbolizem a cultura local já seja o suficiente.

    Outra coisa que me fez refletir foi quando você disse: ” Não despreze seu país ” Conheço pessoas da minha terra que quando viajaram para fora do país ficaram deslumbrados e insuportáveis. Nada no Brasil prestava, ficavam falando que tudo lá fora era melhor. Nós sabemos que algumas coisas são sim, mas que todo lugar tem seus defeitos e creio que desprezar o lugar onde se nasceu e cresceu e onde tal pessoa conseguiu crescer na vida a ponto de ter dinheiro para viajar, não é um ato muito sábio. Além disso fica ridículo para a própria pessoa.

    Bom, eu amei o post , vou compartilhar com meus amigos, alguns precisam ler e outro contatos precisam de um choque de realidade rsrs
    Abraço! excelente quarta-feira!

    1. Responder

      Dani
      Excelente reflexão me sinto honrada com seus comentários aqui no blog.
      Muitíssimo grata pelo carinho e apoio de sempre.
      Bjs e uma ótima quarta-feira.

Leave a Reply

Deixe uma resposta