ALCÂNTARA , VOCÊ CONHECE?

 

Alcântara,é um minúsculo município  ao norte do Estado de São Luís do Maranhão, tombado pelo Patrimônio Histórico  . Já foi pujante e rica, hoje só restam as lembranças e história .

IMG_4977

IMG_5027

Como chegar :

Como fiquei hospedada no Centro Histórico de São Luís, foi só andar algumas quadras e chegar ao porto do Cais da Praia Grande ,de onde partem  barcos  com destino a Alcântara.

É muito importante se informar na noite anterior , pois conforme a maré o barco não sai.

Comprando bilhete no guichê ou com vendedores no local, o preço é três vezes mais barato que em agências de turismo.

A viagem é bem tranquila, levando em torno de uma hora e meia  e o desembarque em Alcântara, é no Porto do Jacaré.

IMG_4981

IMG_4999

Alcântara é pequena e o passeio é rápido, dá tranquilo pra ver tudo a pé e almoçar (há uma estrutura de bons restaurantes, bares, e lojinhas) e os preços são bem em conta, por incrível que pareça.

IMG_4982

IMG_5047

Aconselho, a ir com roupas e calçados confortáveis ,bem como chapéus e protetor solar, pois o sol e o calor são verdadeiramente intensos.

IMG_5064

Em Alcântara, está localizado localizado o CLA ( Centro de Lançamento Aeroespacial ) que pertence as Forças Aéreas Brasileiras. É uma base de lançamento de foguetes, criada em 1989 .

NAVIO CLT ALC 600

BASE222222222222

Dizem  as lendas, que D. Pedro soube que existia um pequeno lugarejo que levava seu nome, ficou curioso por  conhecer  então políticos de Alcântara   resolveram erguer dois   palácios para ele se hospedar.

Aconteceu, que  houveram disputas acirradas  para  hospedar tão ilustre visitante , o que  assustou  D. Pedro levando – o   a  desistir da visita a Alcântara.

As construções  foram então  abandonadas , transformando -se em   ruínas.

IMG_5072

IMG_5030

IMG_5049

No largo central  da cidade encontram – se as igrejas de Nossa senhora das Mercês, as  ruínas da Igreja de São Mathias, Igreja dos Sinos,  Pelourinho e Ermida de Nossa Senhora do Desterro,  de onde  se tem uma bela vista da Baía de São Marcos.

IMG_5037

IMG_5063

IMG_5045

IMG_4993

IMG_5007

As  ruas de Alcântara,  ficam lotadas em procissões na época das celebrações  da festa do  Divino Espírito Santo.

A procura por este evento é grande e os festejos duram semanas , dizem que  durante os festejos ,são servidos doces e licores gratuitamente aos visitantes.

Se você quiser aproveitar mais o passeio até Alcântara , poderá passar a noite no local existem pousadas e poderá também curtir as belas praias do entorno.

 

IMG_5073

IMG_4972

IMG_5103

É um passeio que vale a pena , para conhecer a história .

Espero que as dicas tenham  te ajudado.

Referencias:Fotos CLA- Internet.

AVIAO 2Até a próxima viagem!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

More about Isabel Borgert

Uma viajante que resolveu compartilhar os seus destinos preferidos com o mundo

Leave a Reply

Deixe seu comentário